domingo, 6 de julho de 2008

Central térmica de Sines a carvão - cenário

" Encerramento da central térmica de Sines é mero cenário
Imagem da central térmica de Sines
DR Central térmica de Sines poderá encerrar

No Fórum para as Alterações Climáticas, que hoje arrancou em Lisboa, vai ser apresentado um estudo que sugere o encerramento da central térmica de Sines, uma das indústrias que mais polui em Portugal. Para o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, trata-se apenas de uma hipótese que está em aberto, mas o Governo fará tudo para ultrapassar a situação.

“Este estudo traçou cenários, hipóteses teóricas baseadas, evidentemente, em políticas que hoje estão a ser prosseguidas. E um dos cenários prevê um aumento das energias renováveis, em que era admissível essa possibilidade”, afirmou.

“Quando se põe em cima da mesa que possibilidades terá Portugal de reduzir emissões essa é uma possibilidade que está em cima da mesa até 2020”, acrescentou.

Segundo Humberto Rosa, o encerramento “está meramente no campo das hipóteses, não se trata de estar eminente ou de neste momento ser viável”.

“Eu creio que é muito importante termos noção das implicações energia/clima, como é chamado, que está a ser proposto na EU para Portugal”, declarou.

No entanto, para o secretário de Estado do Ambiente “não são favas contadas nem é uma missão impossível. Está ao nosso alcance, mas é exigente”.

Para o governante, o encerramento da central a carvão de Sines só seria possível se Portugal conseguir ir “mais além das metas” já estabelecidas pela União Europeia.

Até 2020, as indústrias portuguesas devem reduzir as emissões em 21 por cento.

O Fórum para as Alterações Climáticas, é promovido pela Comissão para as Alterações Climáticas e junta cerca 140 agentes envolvidos na aplicação dos instrumentos de combate ao problema das alterações climáticas e de alcance das metas de Quioto. "

Cristina Sambado, RTP
2008-07-02 12:17:40

também aqui:

"EU ETS"

Portugal may have to close biggest power station to meet EU targets

Portugal may have to shut its largest and dirtiest power station, the coal-fired Sines plant, in order to comply with EU climate change objectives 2012-2020, the newly-convened Portuguese Forum for Climate Change heard today.


in http://www.pointcarbon.com/news/1.942740

Nenhum comentário: